A capital paranaense foi o local de reunião do 5° Encontro Nacional de Comunicação e Imagem, evento que aproximou os profissionais e voluntários do Movimento Escoteiro, responsáveis pela Comunicação das Regiões Escoteiras do Brasil. O final de semana de 29 e 30 de setembro reuniu 27 pessoas, entre equipe de organização e participantes, para um ciclo de palestras e troca de experiências no campo da comunicação escoteira.

O Encontro iniciou com palestra de Alexander Baer, empresário e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que tratou sobre Comunicação e Marketing no terceiro setor e as estratégias de crescimento para o Movimento Escoteiro, pincelando temas importantes como o marketing 4.0, planejamento de comunicação, além do uso de ferramentas na área da comunicação. Ainda no primeiro dia os participantes puderam ouvir de Rodrigo Ramos, coordenador nacional de comunicação, tratar sobre o alinhamento na comunicação nacional, e como isso afeta as ações em Regiões, Distritos e Grupos.

Durante a tarde do primeiro dia a pauta tratou ainda da atualização do Manual de Identidade Visual, aguardado pelos membros das equipes de comunicação pela importância do uso da marca na instituição. O sábado encerrou com uma conversa, apresentado pela jornalista Mira Graçano, focado em tratar como os Escoteiros podem tornar mais eficiente a divulgação da própria marca e das próprias histórias na imprensa.

Na manhã do domingo Fernanda Gimenez e Bruna Busch – ambas integrantes da equipe de comunicação do Escritório Nacional – apresentaram fatos e dados recentes sobre as redes sociais dos Escoteiros do Brasil. Rodrigo novamente palestrou, apresentando resultados sobre a webtv ‘Jornada Escoteira’. A última palestra, sobre as estratégias de comunicação e parcerias estratégicas da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM) foi apresentada por André Bueno e Felipe Martins, do EN. Outro ponto alto do evento foi a oportunidade dos participantes apresentarem boas práticas dos escritórios regionais e equipes de comunicação regional – ao todo, dez Regiões estiveram representadas.

Na opinião de Rodrigo Ramos, coordenador do Encontro, o evento representa o desenvolvimento da comunicação escoteira. “Entregamos aos participantes um conteúdo consistente com nossas necessidades de comunicação, sendo que a estrutura disponibilizada, o programa, o kit evento e a atuação dos profissionais do Escritório Nacional foram parte da combinação perfeita para um fim de semana produtivo a todas as regiões representadas”, explica.

Cada participante pode a partir de agora utilizar o distintivo de ‘Embaixador da Imagem Escoteira’, conforme resolução 001/2010